Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia

v.32 n.64 jan./abr. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: André Luis La Salvia

Resumo:

Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia.

Abstract:

In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524

Palavras-Chave: Filosofia. Ensino de filosofia. Memorial de aprendizagem. Avaliação.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.