René Schérer e a filosofia da educação: primeiras aproximações

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Sílvio Gallo

Resumo:

Este artigo efetua um “sobrevoo” (no sentido conceitual de Deleuze e Guattari) sobre a obra do filósofo francês contemporâneo René Schérer com o objetivo de procurar os traços ali presentes de uma Filosofia da Educação. Elege três eixos ou pivôs na heterogeneidade da obra: a problematização da infância; uma política da hospitalidade; o anarquismo como marca de um pensamento aberto, rebelde e inovador para, a partir deles, traçar os contornos desta Filosofia da Educação. Apresenta a noção de “dispositivo pedagógico”, que promove uma infantilização das crianças. Na contramão deste processo, o filósofo propõe uma “infância maior”, que se afirma por si mesma, sem tutelas. Uma Filosofia da Educação pensada neste registro só pode ser tomada como abertura, expressão de um pensamento errante e anárquico, sem princípios (fundamentos) e sem transcendência. A proposta de uma educação que não seja pura condução, mas um “caminhar junto” com as crianças.

Abstract:

René Schérer et la Philosophie de l’Éducation: premières approches

Résumé: Cet article fait un «survol» (au sens conceptuel de Deleuze et Guattari) sur le travail du philosophe français contemporain René Schérer avec le but d’y chercher les traces d’une philosophie de l'éducation. Trois axes ou pivots sont élus dans l'hétérogénéité de l’oeuvre: la problématisation de l’enfance; l’hospitalité comme principe politique; l’Anarchisme comme marque d'un esprit ouvert, rebelle et innovant. L’article présente la notion de «dispositif pédagogique», qui produit un effet d’ infantilisation des enfants et, en contraposition, l’idée d’une «enfance majeure», sans tutelle. Une philosophie de l'éducation pensée dans ce cadre ne peut être considéré que comme une ouverture, l'expression d'une pensée errante et anarchique, sans principes et sans transcendance. La proposition d'une éducation qui ne soit pas la conduite des enfants par les adults, mais un « co-ire » entre les adultes et les enfants.

Mots-clés: Philosophie de l'éducation. René Schérer. Dispositif pédagogique. Enfance. Devenir-enfant.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-14

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34238

Palavras-Chave: Filosofia da Educação. René Schérer. Dispositivo pedagógico. Infância. Devir-criança.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.