A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Evaniel Brás dos Santos

Resumo:

O propósito deste artigo é apresentar um quesito fundamental pertencente à noção de educação na patrística e escolástica, a saber: a mestria filosófica, esta que, aqui, possui um sentido muito preciso, qual seja, o reconhecimento da própria maturidade racional no que toca às autoridades filosóficas, o que implica, necessariamente, na aquisição da consciência de que, numa perspectiva estritamente humana, natural, em determinadas áreas científicas, não há outro magister além da própria razão, do exercício contínuo da inteligência empreendida pelo próprio magister de modo que, naquelas áreas, o magister não possui outro magister em filosofia.

Abstract:

The notion of education for philosophical mastery in the patristic and scholastic

Abstract: The purpose of this article is to present a fundamental question pertaining to the notion of education in the patristic and scholastic, namely: philosophical mastery, which here has a very precise meaning, namely, the recognition of rational maturity itself as regards the philosophical authorities, which necessarily imply  in the acquisition of the awareness that in a strictly human, natural perspective, in certain scientific areas, there is no other magister beyond reason itself, of the continuous exercise of intelligence undertaken by the magister himself so that in those areas, the magister has no other magister in philosophy.                   

Keywords: Education. Philosophy. Mastery.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-08

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38877

Palavras-Chave: Educação. Filosofia. Mestria.

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