Medicina e Educação no Século XVIII: Rousseau inventor de Emílio

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Thomaz Massadi Kawauche

Resumo:

Este artigo pretende examinar, no âmbito da história da medicina, as condições que possibilitaram a Rousseau conceber o modelo de criança descrito no Emílio. O objetivo é mostrar que os esquemas de inteligibilidade da pedagogia de Rousseau podem ser compreendidos no quadro dos debates médicos do Iluminismo acerca dos cuidados com o corpo infantil.

Abstract:

Medicine and Education in Eighteenth Century: Rousseau inventor of Émile

Abstract: This article intends to examine, within the History of Medicine, the conditions that enabled Rousseau to conceive the child model described in Émile. The aim is to show that the intelligibility schemes of Rousseau’s Pedagogy can be understood in the framework of Enlightenment’s Medical debates about infant body caring.

Keywords: Education, Medicine, Enlightenment, Rousseau, Modern Sciences.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-18

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46174

Palavras-Chave: Educação, Medicina, Iluminismo, Rousseau, Ciências Modernas.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.