Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Fernando de Sá Moreira

Resumo:

O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo.

Abstract:

Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche

Abstract: This paper proposes an interpretation of the theme personal identity in the writings on the education of the young Nietzsche. Nietzsche’s thought on education is permeated by the concept of self and its counterpart, the other. Each of these concepts plays important roles in the formation of the individual and have two basic subdivisions: the other outside the individual, the other inside the individual, the self inside the individual and the self above the individual. The result is a mutable self, but not completely susceptible to education, and an otherness as tool, with which the individual strengths its own identity.

Keywords: Self. Ipseity. Otherness. Education. Authenticity.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-17

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613

Palavras-Chave: Si-mesmo. Ipseidade. Alteridade. Educação. Autenticidade.

Educação e Filosofia

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