A educação como poiesis: um estudo conceitual

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Maria Luísa Bissoto

Resumo:

O texto é uma abordagem reflexiva do fenômeno “educação” procurando argumentar sobre as possibilidades de constituição de um agir educacional, que se configure como poiético. Para tanto, apoia-se em dois pressupostos referenciais: a) a vida como semiosfera e b) a educação como que-fazer ligante, acompanhando o pensamento de Ortega y Gasset. A proposição de uma educação poiética se traduz, com base nesses pressupostos, como a “recolha” interpretativa de sentidos, emersos do real, que nos insere na teia sígnica, na qual o cotidiano humano se constitui. Processo no qual emergem outras construções de sentidos e o descortinar de perspectivas de ser-no-mundo. Considera-se a fundamentalidade dessa recolha na compreensão do ser humano, e em como nos educamos para o contínuo processo de humanização.

Abstract:

Education as poiesis: a study conceptual

Abstract: The text is a reflexive approach of the phenomenon "education", trying to argue about the possibilities of constitution of an educational action, that is configured as poietic. To do so, it relies on two basic assumptions: a. Life as the semiosphere, and b. Education as a link-making, accompanying the thinking of Ortega y Gasset. The proposition of a poetic education translates, on the basis of these presuppositions, as the interpretative "collection" of meanings, emanating from the real, that inserts us in the signic web, in which human daily life is constituted. Process in which other constructions of senses emerge and the perspective of being-in-the-world perspectives. It is considered the fundamentality of this collection in the understanding of the human being, and in how we educate ourselves for the continuous process of humanization.

Keywords: Semiosphere. Education. Poiesis.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-06

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37919

Palavras-Chave: Semiosfera. Educação. Poiesis.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.