Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Ana Beatriz Machado de Freitas

Resumo:

Apresenta-se um estudo qualitativo bibliográfico em que se buscou identificar descrições referentes a experiências perceptivas por parte de quem apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA). Foram selecionados excertos de publicações da autora Temple Grandin ou a ela referentes. Destacaram-se as descrições relacionadas à sensorialidade. Identificou-se que as alterações sensoriais interferem na autopercepção do corpo como unidade perceptiva nas relações com o mundo. À luz da obra Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, discutiu-se a relevância da constituição do corpo próprio no qualitativo das experiências do perceber. Atenta-se para a importância da contribuição de pesquisas fenomenológicas a partir de autobiografias de pessoas com TEA, assim como do olhar para os movimentos e intencionalidades de seus corpos. São trazidas reflexões sobre possibilidades de ampliar a interatividade entre autistas e não autistas, a partir da compreensão dos diferenciais perceptivos, e assim favorecer a inclusão educacional de pessoas com autismo.

Abstract:

Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism 

Abstract: This article presents a qualitative bibliographical study that sought to identify descriptions about perceptual experiences from people with autism spectrum disorder (ASD). Excerpts from Temple Grandin’s publications or concerning this author were selected. Descriptions related to sensory aspects were highlighted. It was identified which sensory disorders affect the body’s self-perception as a perceptual unity in its relations with the world. In light of Merleau-Ponty’s work, Phenomenology of Perception, it discussed the importance of the proper body constitution in the quality of perceptual experiences. It called attention to the importance of the contribution of phenomenological research from the autobiographies of people with ASD, as well as the look at their bodies movements and intentionalities. Reflections are made on possibilities to increase the interactivity between autistic and non-autistic individuals, based on the understanding of perceptual differentials, and thus favor the educational inclusion of people with autism.

Keywords: Autism. Perception. Body. Phenomenology. Inclusion.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-02

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233

Palavras-Chave: Autismo. Percepção. Corpo. Fenomenologia. Inclusão.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.