Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada

v.32 n.66 set./dez. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Ivan Ferreira da Cunha

Resumo:

Este artigo apresenta a continuidade entre duas propostas do Círculo de Viena: o fisicalismo, o projeto de elaboração de uma linguagem estruturada logicamente na qual todos os enunciados dos diferentes ramos da ciência podem ser formulados; e o movimento pela unidade da ciência, que visava a estabelecer uma rede de cooperação entre pessoas que adotam a atitude científica em seus trabalhos nas muitas áreas da ciência. Ao realizar tal discussão, notamos que os objetivos do Círculo de Viena encaixam-se em um contexto político e educacional de disseminação da atitude científica.

Abstract:

This paper presents the continuum between two of Vienna Circle proposals: physicalism, the project of elaborating a logically structured language in which all statements from the various branches of science can be formulated; and the movement for the unity of science, that aimed at establishing a network of cooperation among people who adopt the scientific attitude in their work in the many areas of science. In performing such a discussion, it is possible to notice that the aims of the Vienna Circle fit into a political and educational context of dissemination of the scientific attitude.

ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-01

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040

Palavras-Chave: Neurath. Carnap. Fisicalismo. Utopia. Educação.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.