Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica

v.32 n.66 set./dez. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Judikael Castelo Branco

Resumo:

O artigo explicita os termos essenciais da resposta de Eric Weil à pergunta sobre o papel da educação humanística num contexto de hegemonia da cultura técnico-científica. Para tanto, a estrutura do texto parte da questão da educação no espaço de tensão entre o desenvolvimento da ciência de um lado, e da moral, de outro. Num segundo nível reflexivo, esta tensão se dá, concretamente, na relação entre educação e instrução. Finalmente, impõe-se perguntar pelo papel da educação para a compreensão do nosso tempo, tempo reconhecidamente modelado pelas ciências.

Abstract:

This article is purported to clarify the essential terms that Eric Weil used to answer the questions related to the role of the humanistic education in a social milieu predominantly shaped by science and technology. It will initially address the tension between the development of science and the development of morality. In addition to this, it will examine the tensions between education and formal instruction. In the end, this work will search for the understanding of the contribution that education can bring about to societies modeled by empirical sciences.

ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-03

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922

Palavras-Chave: Eric Weil. Educação. Instrução. Humanidades.

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