A indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas
v.32 n.66 set./dez. 2018 • Educação e Filosofia
Autor: Vânia Gomes Zuin; Antônio Álvaro Soares Zuin
Resumo:
A Internet das Coisas e a tecnologia algorítmica de captura, ranqueamento e classificação de dados aproximam-se cada vez mais na denominada cultura digital. A partir do momento em que os bilhões de objetos puderem como que “conversar initerruptamente entre si”, e estes dados forem coletados, armazenados, interpretados, selecionados e transmitidos para o controle de empresas gigantes tais como Google, Facebook e Amazon, os algoritmos dos mecanismos de busca destes gigantes da Internet poderão ranquear e classificar as informações de tal forma inaudita. Diante deste contexto, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, refletir criticamente sobre o modo como determinadas características da indústria cultural se metamorfoseiam diante da consolidação de sua reprodutibilidade algorítmica na sociedade da Internet das Coisas. Pretende-se também analisar as consequências da indústria cultural algorítmica em relação à autoridade, à formação, à personalização, à vigilância e à memória.
Abstract:
The Internet of Things and the algorithmic technology of capturing, ranking and classifying data are increasingly approaching each other in the so-called digital culture. From the moment billions of objects are able to “talk uninterruptedly among themselves” and these data are collected, stored, interpreted, selected and transmitted to control giant companies such as Google, Facebook and Amazon, algorithms of the mechanisms of Internet giants may rank and classify information in such an unprecedented way. In this context, the main objective of this article is to reflect critically on the way certain characteristics of the cultural industry morph in face of the consolidation of their algorithmic reproducibility in the Internet society of things. It is also intended to analyse the consequences of the algorithmic cultural industry in relation to, authority, formation, personalisation, vigilance and memory.
ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-07
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41478
Palavras-Chave: Indústria cultural algorítmica; Internet das Coisas; Cultura digital; Teoria crítica; Semiformação.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.