A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin*
v.32 n.66 set./dez. 2018 • Educação e Filosofia
Autor: Eduardo Oliveira Sanches; Divino José da Silva
Resumo:
Este estudo de natureza teórica busca investigar o que Bolle (1984) denominou de cultura da criança no contexto da modernidade na Obra de Walter Benjamin. Para direcionarmos nossa investigação, recorremos à análise dos ensaios benjaminianos em que, privilegiadamente, o tema da infância aparece, em especial as obras Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação (2002) e Infância berlinense: 1900 (2013). A cultura da criança constitui-se e é apresentada nos ensaios de Benjamin por meio de caminhos em que memória e história se cruzam, portanto, aparece diluída nos elementos históricos que registram uma temporalidade em transformação e reacomodação dos papéis sociais na sociedade em que a própria ideia de infância é redefinida como moderna.
Abstract:
This theoretical study seeks to investigate what Bolle (1984) called the child's culture in the context of modernity in Walter Benjamin’s Work. In order to direct our research, we have recourse to the analysis of the Benjamin’s essays in which, in particular, the theme of childhood appears, especially the works Reflections on the child, the toy, the education (2002) and Berlin childhood: 1900 (2013). The culture of the child is constituted and presented in Benjamin’s essays by means of paths in which memory and history intersect, and thus appears diluted in the historical elements that register a temporality in transformation and re-arrangement of social roles in society in which the very The idea of childhood is redefined as modern.
ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-10
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38748
Palavras-Chave: Infância. Cultura da criança. Modernidade. Protagonismo infantil. Walter Benjamin.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.