Atomic Individual and Relational Individual: The Bases of the Formation of Subjectivity in the West and China
v.33 n.69 set./dez. 2019 • Educação e Filosofia
Autor: Antonio Florentino Neto
Resumo:
O propósito desta análise é apontar alguns elementos da tradição ocidental, em contraposição a elementos da tradição oriental, que nos possibilitam compreender melhor as possíveis consequências da assimilação incondicional, por parte da China, desses aspectos fundamentais da tradição ocidental. Nesta direção, antecipo o propósito principal deste texto, que é expor, a meu ver, os motivos pelos quais não é possível à China simplesmente assumir os “valores” ocidentais como consequência natural da abertura para a economia de mercado, sem ter de abrir mão daquilo que a torna o que é. A tarefa é, portanto, pensar a relação entre modernidade e tradição na China hoje, a partir de uma determinada concepção de “modernidade”, sem desconsiderar, mas também, sem problematizar, o intenso debate que já ocorreu em torno da própria questão.
Abstract:
The purpose of this analysis is to point out some elements of the Western tradition, as opposed to elements of the Eastern tradition, which enable us to better understand the possible consequences of China's unconditional assimilation of these fundamental aspects of the Western tradition. In this direction, I anticipate the main purpose of this text, which is, in my view, to explain the reasons why it is not possible for China to simply assume Western “values” as a natural consequence of opening up to the market economy, without having to give up of what makes it what it is. The task, therefore, is to think about the relationship between modernity and tradition in China today, based on a certain conception of “modernity”, without disregarding, but also, without problematizing, the intense debate that has already occurred around the question itself.
ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-56383
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56383
Palavras-Chave: Tradição. Modernidade. Subjetividade. Ocidente. Oriente.
Educação e Filosofia
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