Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI

v.33 n.69 set./dez. 2019 • Educação e Filosofia

Autor: Robson Loureiro

Resumo:

Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado – negação determinada do objeto – e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação (PDA) na Alemanha do pós-guerra. Foi uma política pública bem-sucedida? Como se deu a participação da educação formal, nesse PDA? As respostas decorrem da análise mediada por uma hermenêutica histórico-filosófica fundamentada na teoria e em aspectos da filosofia da educação de T. Adorno, que visa apreender as razões pelas quais o nazifascismo sempre foi uma ideologia política presente, desde o Zeitgeist que o inaugurou, no início do século XX, até os dias atuais.

Abstract:

Although Nazifascism was apparently “buried” after World War II, its advance is currently causing worldwide concern. This article deals with the concept of working through the past – a specific negation of the object – and it aims to answer how, when, why, how long it lasted and the main features of the postwar German Denazification Program (DP); was it a successful public policy? How did formal education participate in this DP? The answers derive from the analysis mediated by a historical-philosophical hermeneutics based on the theory and aspects of T. Adorno´s philosophy of education, which aims to apprehend the reasons why Nazifascism was ever a present ideology, since the Zeitgeist in which it was opened – at the beginning of the 20th century –, to the present day.

ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49010

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49010

Palavras-Chave: Elaboração do passado. Negação determinada. Memória histórica. Desnazificação. Neonazifascismo.

Educação e Filosofia

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