O que professa uma profissão?

v.34 n.70 jan./abr. 2020 • Educação e Filosofia

Autor: João Cardoso de Castro; Murilo Cardoso de Castro

Resumo:

Professar uma profissão é algo que ainda merece ser pensado. Seja em termos do sentido, se ainda algum, de professar uma profissão. Seja em termos da investigação daquilo que professa uma profissão. Seja em termos do como professar uma profissão. Certamente, não quanto a técnicas, práticas, atitudes e comportamentos, mas sim quanto ao ser-capaz, alcançado por uma paideia aquiescida por qualquer profissão aberta à vocação própria que a chama a professar. Assim, estendemos nossa reflexão sobre a vocação, desenvolvida em outro artigo, até o professar uma profissão, enquanto professar um aí-se-é que a vocação apela a propriamente ser.

Abstract:

Profess a profession is something that still deserves to be thought. Be it in terms of meaning, if any, of professing a profession. Be it in terms of an investigation of what is professed by a profession. Be it in terms of how to profess a profession. Of course not about techniques, practices, attitudes and behaviours, but about the being-able realized by a paideia acquiesced by any profession open to its own vocation that calls it to profess. So we extend our meditation about vocation developed in another article, up to profess a profession, understood as to profess a there-self-being that a vocation calls to authentically Being.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49148

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49148

Palavras-Chave: profissão, paideia, educação, vocação, Heidegger

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.