O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado
v.34 n.71 maio./ago. 2020 • Educação e Filosofia
Autor: Márcio Danelon
Resumo:
Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.
Abstract:
This article aims to reflect on ways of capturing the pedagogical practices of the teacher present in the thought and the bill proposed by the School Without Political Party Movement. In our analysis, the strategy of surveillance of teaching work, the classification of teaching work as indoctrination and the overlap of family education over school, emerge as ways of capturing teaching, transforming the teacher into a "specialist knowledge technician", as conceptualization. by Jean-Paul Sartre.
ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55534
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534
Palavras-Chave: Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre.
Educação e Filosofia
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