A unidimensionalização da linguagem e a fragilização teórica do campo investigativo educacional: desafios para a pesquisa em educação

v.34 n.71 maio./ago. 2020 • Educação e Filosofia

Autor: Vivian Baroni

Resumo:

Tendo por base o conceito marcuseano de linguagem unidimensional, o presente ensaio pretende problematizar esse tema com relação às suas implicações no campo da pesquisa educacional. A não utilização do conceito e do excesso de significado que a linguagem bidimensional traz em si, resulta na fragilidade teórica fortemente sentida no campo da pesquisa educacional, que resulta, em última instância, na dificuldade de validação do seu conhecimento. Nesse sentido, defendemos a importância da retomada dos estudos de caráter teórico, assim como do trabalho adequado do conceito e dos universais, como instrumentos conceituais imprescindíveis na pesquisa que deseja considerar toda a complexidade do campo da educação.

Abstract:

Based on the Marcusean concept of unidimensional language, the present essay intends to problematize this theme in relation to its implications in the field of educational research. The non-use of the concept and the excess of meaning that the two-dimensional language brings in itself results in the theoretical fragility strongly felt in the field of educational research, which results, in the last instance, the difficulty of validating its knowledge. In this sense, we defend the importance of resuming theoretical studies, as well as the adequate work of the concept and the universals, as essential conceptual instruments in the research that wishes to consider all the complexity of the field of education. 

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-49812

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49812

Palavras-Chave: Linguagem unidimensional; Pesquisa educacional; Teoria; Empiria; Formação.

Educação e Filosofia

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