Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos

v.34 n.72 set./dez. 2020 • Educação e Filosofia

Autor: Miriam Viridiana Verástegui Juárez; Crisina Broglia Feitosa de Lacerda

Resumo:

O objetivo desta pesquisa foi descrever o funcionamento do programa de inclusão para alunos com deficiência na Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise do discurso de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos com deficiência, pesquisadores especializados e gestores. Os resultados centrais mostram que não é suficiente trabalhar sobre os eixos principais de atenção a estes alunos, que deve-se analisar e avaliar as funções dos atores envolvidos no processo de inclusão, e é preciso uma estrutura que motive uma mudança cultural na comunidade universitária, caso contrário, as barreiras atitudinais continuam sendo limites principais para estes alunos. 

Abstract:

The objective of the study is to describe the inclusion program for students with disability in the Federal University of São Carlos, in Brazil. A qualitative study based on discourse analysis of four semi-structured interviews with students with disability, specialist researchers, and managers. The main results shows that is not enough to focus on the principal subjects of inclusive education, instead, it’s necessary to analyze responsibilities of every actor involved in the inclusion process, motivation based structure is needed towards a cultural change. Otherwise, attitudinal barriers of the university community continue to be one of the principal limits for these students. 

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54426

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54426

Palavras-Chave: Ensino Superior; Deficiência; Educação Especial; Educação Inclusiva.

Educação e Filosofia

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