Filosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana

v.34 n.72 set./dez. 2020 • Educação e Filosofia

Autor: Eder Marques Loiola

Resumo:

Neste artigo, pretendemos destacar, a partir das indicações do segundo Wittgenstein, a vinculação entre problemas presentes na origem da tradição filosófica e determinadas imagens (Bilder) da significação linguística. Em particular, procuraremos nos deter no problema da relação entre discurso e identidade do Ser, tópico emblemático da discussão travada entre Parmênides, alguns sofistas e Platão e decisivo na conformação da tradição do pensamento filosófico. Assumindo o fundo pedagógico presente nas origens da filosofia, procuraremos igualmente destacar o papel reservado à aprendizagem da linguagem – ou de certo uso da linguagem – na forma de conhecimento filosófico. Discutiremos finalmente como a filosofia pode ser entendida como uma atividade formativa de esclarecimento conceitual a partir e por meio da linguagem – um exercício que tenta remeter a obra tardia de Wittgenstein à tradição de pensamento que, direta ou indiretamente, representava o enfeitiçamento contra o qual o filósofo se debateu ao longo da vida.

Abstract:

Acordding to some remarks from late Wittgenstein, the article stresses the link between problems present at the origin of the philosophical tradition and certain images (Bilder) of linguistic meaning. In particular, we focus on the relation between language and identity of Being, one matter upon wich Parmenides, Sophists and Plato disagreed, and decisive for the tradition of philosophy. Assuming the educational relevance of this ancient philosophical debates, we will also seek to highlight the role reserved for language learning – or a certain use of language – in the form of philosophical knowledge. We will finally discuss how philosophy can be understood as a formative activity of conceptual elucidation by means of language, an exercise that attempts to refer Wittgenstein's late work to the tradition of thought that, directly or indirectly, represented the bewitchment against which the philosopher struggled throughout his life.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-56590

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56590

Palavras-Chave: Filosofia da linguagem; Wittgenstein; Formação; Ontologia; Paideia.

Educação e Filosofia

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