L' educazione come cura e come piena fioritura dell?essere umano riflessioni sulla Paideia in Aristotele

v.31 n.61 jan./abr. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Arianna Fermani

Resumo:

Este artigo tem como objetivo enfocar o tema da educação em Aristóteles, mostrando como esta reflexão é original e atual. A investigação parte do exame das ocorrências de alguns lemas dentro do corpus do filósofo, particularmente significativos em relação à questão da educação, como, por exemplo, paide...a, trof», pa‹j, m£qhsij. Pretendemos mostrar como a reflexão aristotélica sobre a paideia, além de utilizar uma metodologia específica de investigação, se move no âmbito de dois cenários educativos fundamentais: no primeiro (que, por sua vez, articula-se em uma série de sub-questões, como, por exemplo, o tema da possibilidade de ensinar a virtude ou o tema do dell’emotional training e da educação das paixões) a educação precede a ética, enquanto no segundo a educação consiste na ética, de acordo com o modelo teórico fundamental da energeia.

Abstract:

This paper aims at focussing on the topic of education in Aristotle, showing as this reflection is original and current. The inquiry starts from the examination of the occurrences of some lemmas inside the Aristotelian Corpus particularly significant respect to the issue of education, as for instance paide...a, trof», pa‹j, m£qhsij. We aim to show as Aristotelian research on the notion of paideia, in addition to use a specific methodology of inquiry, takes place inside two fundamental educational scenarios: in the first (which, in turn, articulates itself in a series of under-issues, as for instance the topic of the teaching of virtue or the one of the emotional training and of the education of passions) the education comes first ethics, while in the second education is ethics, according to the fundamental theoretical model of energeia.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p187a232

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37868

Palavras-Chave: Educação; Cura; Florecer humano; Ética.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.