Entre o intuir e o proferir: Descartes e a argumentação filosófica

v.31 n.61 jan./abr. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Edgard Vinícius Cacho Zanette

Resumo:

O escopo deste artigo é examinar a questão da argumentação filosófica de Descartes no contexto da relação entre intuição e proferimento do cogito. Para René Descartes, que procedimento metódico permite ao sujeito efetuar certa experiência de descoberta de si a si, intuição ou proferimento? Dizendo de outra forma, o ato de proferir ou enunciar o cogito está submetido à uma regra transcendente à argumentação filosófica?

Abstract:

The scope of this article is to examine the philosophical argumentation question of Descartes in the context of the relation between intuition and utterance of the cogito. For René Descartes, which methodical procedure allows the subject to perform certain discovery experience from itself to itself, intuition or utterance? Approaching in another way, is the act of uttering or enunciating the cogito submitted to a transcendent rule for the philosophical argumentation?

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p263a281

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31539

Palavras-Chave: Descartes; Linguagem; Filosofia; Pensamento; Subjetividade.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.