O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro

v.31 n.61 jan./abr. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Rogério Lopes Santos

Resumo:

O objetivo do presente artigo é analisar o modo como Epicuro concebeu o prazer somático (hedoné) a partir de dois pontos fundamentais: enquanto fim (télos) da ação e enquanto fonte de perturbação. Compreender a articulação do prazer somático dentro da Filosofia de Epicuro, com base nos dois pontos acima mencionados, contribui para o esclarecimento de outras questões primordiais da Ética epicurista, por exemplo, a conquista da felicidade sob os termos da ataraxia, ou seja, sob os termos de um estado de ausência de perturbações físicas e mentais.

Abstract:

The objective of this paper is to analyze how Epicurus conceived the somatic pleasure (hedoné) from two fundamental points: as end (télos) of action and as source of disturbance. Understand the articulation of somatic pleasure in the Epicurean Philosophy, based on the two points above, contributes to clarify other fundamental questions of Epicurean Ethics, for example, the conquest of happiness as ataraxia, i.e. a state of absence physical and mental disorders.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p475a490

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512

Palavras-Chave: Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.