É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação

v.31 n.61 jan./abr. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Jorge Atilio Silva Iulianelli

Resumo:

Apreciação crítica da obra: MOREIRA, Laélia Portela. Pedagogia e produção de conhecimento - questões de teoria e método. SP: Poiesis,189 p.

Este livro preenche uma lacuna na bibliografia pedagógica brasileira sobre a epistemologia da ciência da educação. A autora Laélia Portela Moreira é professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá. Há anos investiga a epistemologia das políticas educacionais e da Educação. Em relação a este último tema é que se dedica o livro que ora está a ser resenhado. Existe ciência da educação ou ciências da educação? Caso exista uma ciência da educação, qual sua natureza? Que teoria, métodos e práticas orientariam uma ciência da educação? Como os especialistas têm analisado essas questões? São estas, dentre outras questões, que orientam a investigação que Moreira conduz nesta obra. Como diz o Prof. Sérgio Vasconcelos de Luna, do PPGE da PUC-SP, no prefácio à obra, o tema é espinhoso e existem várias possibilidades de respostas às questões epistemológicas da ciência da educação, ele indica que existiriam vários relatos possíveis e que “a organização dada aos diferentes capítulos coloca as questões em uma ordem que faz sentido” (MOREIRA, 2015, p. 13). 

[...]

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p609a619

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33235

Palavras-Chave: Educação; Epistemologia da Educação; Pedagogia

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.