Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire

v.31 n.62 maio/ago. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Alexandra Coelho Pena

Resumo:

O presente artigo tem o objetivo de abordar os conceitos de diálogo, alteridade e agir ético nas obras de Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire e discutir suas importantes contribuições para o campo da educação. Correndo o risco de fazer conversar pensadores de lugares e épocas diferentes, o texto aposta nas aproximações entre esses autores da filosofia do diálogo, que viveram a experiência do exílio e da perseguição política e religiosa e atribuíram, assim, novos significados aos temas do encontro, da escuta e da responsabilidade.

Abstract:

This article aims to address the concepts of dialogue, alterity and ethical action in the works of Martin Buber, MikhailBakhtin and Paulo Freire and discuss their important contributions to the Education. At the risk of makingthinkers from different places and times converse, the text bets on the similarities between these authors of thephilosophy of dialogue, who have lived the experience of exile and political and religious persecution and thus gavenew meanings to the topics of meeting, listening and responsibility.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p751a781

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32727

Palavras-Chave: Diálogo; Alteridade; Agir ético; Filosofia do diálogo.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.