Educação pela contingência - o não idêntico no seio da instituição

v.31 n.62 maio/ago. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Gustavo Chataignier

Resumo:

O intuito do trabalho é o de problematizar a educação na formação das subjetividades enquanto um locus privilegiado de reflexão da sociedade sobre si mesma. Enquanto Instituição, se insere nos processos de efetivação de forças, o que lhe confere uma posição eminentemente política. Assim sendo, serão exploradas sobretudo duas vias descritivas: primeiramente, atentar-se-á à conceituação althusseriana de "Aparelhos Ideológicos de Estado", em consonância com a teoria da ideologia do autor francês. Em um segundo momento, o campo teórico abordado será o hegeliano. Será então questão, após uma crítica ao chamado "panlogicismo" que impede o desabrochar das particularidades, um remanejamento do sistema, no sentido de privilegiar a figura da contingência. Assim, o conceito de "efetivação" ganha relevo para se pensar Instituições na história. Por fim, a "dialética negativa" adorniana se aproxima de uma formação teórica que une continuidade e ruptura. Em nosso caso, lida-se com a universidade aberta à diversidade.

Abstract:

The aim of the work is to problematize education in the formation of subjectivities as a privileged locus of reflection of society. As an Institution, it is inserted in the processes of effective forces, which gives it a political position. In this way, two paths will be explored: firstly, the Althusserian conceptualization of "Ideological State Apparatus", in line with the theory of ideology. In a second moment, the theoretical field addressed will be the Hegelian one. It will then be a question, after a critique of the so-called "panlogicism", a re-direction of the system, in the sense of privileging the figure of contingency. Thus, the concept of "effectiveness" gains importance to think Institutions in history. Finally, the Adornian "negative dialectic" approaches a theoretical formation that unites continuity and rupture. In our case, we deal with an university opened towards diversity.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p783a809

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32657

Palavras-Chave: Contingência; Filosofia da educação; Ética; Intersubjetividade.

Educação e Filosofia

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