Identity and Difference in a post-dialectical Theory: on Theodor W. Adorno's Paris Lectures

v.31 n.63 set./dez. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Alain Patrick Olivier

Resumo:

Como pensar a identidade e a diferença em um contexto pós-dialético? Adorno é geralmente considerado um pensador da alteridade, sendo a alteridade compreendida como oposta à identidade. Este artigo examina a posição de Adorno e  a  forma  como  ele  trata  as  questões  da  “identidade”  e  da  “diferença”  em  suas  conferências de Paris, proferidas no Collège de France em 1961, e que constituem o esboço de sua Dialética Negativa. O objetivo de Adorno é o de criticar a concepção filosófica dominante baseada no conceito de identidade para mostrar suas implicações políticas. Na situação mundial do pós-guerra, tal reflexão política estava ligada a um projeto de educação concernente à educação do cidadão na época do capitalismo tardio para evitar uma recaída no barbarismo.

Abstract:

How  should  we  think  of  identity  and  difference  in  a  post-dialectical way? Adorno is usually considered as a theoretician of otherness, whereby other ness is taken as the opposite to identity. I present in this paper the position of Adorno and the way he thought the topics of “identity” and “difference” in his 1961 Paris Lectures, those lectures given at the College de France which are sketches of his “Negative Dialectics”. Adorno’s purpose is to criticize the main philosophical conception based on a philosophy of identity – in order to make clear its political implications. In the post-World War II situation, this political reflexion was connected with an educational project regarding the education of citizen in the time of late capitalism in order to avoid a relapse into barbarism. 

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-03

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37027

Palavras-Chave: Dialética; Diferença; Ontologia; Dialética negativa.

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