Instruction et individualité chez Diderot

v.31 n.63 set./dez. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Alain Firode

Resumo:

Este artigo propõe-se a uma leitura dos diversos escritos pedagógicos de Diderot (A Refutação de Helvetius e o Plano de uma universidade em particular) tomando como fio condutor a ideia de “individualidade”. A hipótese que se propõe explorar é a de que é possível e fecundo perceber o pensamento pedagógico de Diderot em seu conjunto sob o ângulo de uma teoria que poderíamos da educação que poderíamos chamar “individualista”. A originalidade e o interesse das análises diderotianas, mais precisamente, parece-nos residir no fato de que elas se distanciam, em certos pontos decisivos, das teorias que pertencem à tradição humanista e universalista das quais o pensamento pedagógico atual é herdeiro, que fazem da formação do sujeito autônomo (e não do indivíduo independente) a finalidade última do processo educativo.

Abstract:

This paper aims at reading Diderot’s various educational writings (La réfutation d’Helvétius, le Plan pour une université),  taking  as  guiding  principle  the philosophical idea of « individuality ». According to us, Diderot’s educational thought can be seen as an individualistic theory of education. The originality of Diderot’s  analyses  lies  in  the  fact  that  they  deeply  depart  from  the  theories  rooted in the humanist and universalistic tradition to which the currently educational doctrines belong. Contrary to them, Diderot’s theory of education argues that the ultimate goal of the educational process is the independance of the individual (and not the autonomy of the thinking subject).

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-04

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36998

Palavras-Chave: Educação; Diderot; Individualismo.

Educação e Filosofia

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