A deficiência em sua radicalidade ontológica e suas implicações éticas para as políticas de inclusão escolar

v.31 n.63 set./dez. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Pedro Angelo Pagni

Resumo:

Este ensaio propõe conceber a deficiência como uma forma ética de vida que se funda em uma radicalidade ontológica e discute os seus efeitos políticos em instituições como a escola. A partir da ontologia do acidente, objetivamos contribuir para o delineamento das bases particulares das formas de vida deficientes e interpelar a sua associação a um devir que consiste no convívio com os efeitos dos acidentes sobre a vida humana. Argumentamos que esse devir comum conduz aos deficientes e ao seu entorno comunitário a transformações, cuja discussão, no caso ficcional e nas duas crônicas selecionadas, sugere que os efeitos políticos dos acidentes lancem essas vidas a uma improvisação existencial ou as façam descobrir que o improviso já estava determinado em sua existência pelos estados de dominação vigentes. Assim, propomos uma inclusão pautada na alteridade com esse ethos e no encontro dos demais atores com seu devir comum na escola.

Abstract:

This essay proposes looking at disability as an ethical way of life is based on an ontological radicalism and discusses their effects in political institutions such as the school. Drawing from the ontology of the accident, we aim to contribute to the delineation of particular bases of disabled life forms and to question their association to a becoming common that is living with the effects of acidentes on human life. We argue that this becoming common leads to disabled people and their surroundings, whose transformations community discussion, in the fictional case and the two selected chronicles, suggests that the political effects of acidentes launch those lives to existential improvisation or to do find that improvisation was already determined in his existence by the states of current domination.  We therefore propose an inclusion based on otherness with this ethos and the meeting of other actors with his becoming common in school.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-08

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36723

Palavras-Chave: Ontologia do acidente; Deficiência; Ética; Inclusão escolar.

Educação e Filosofia

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