Différence et désidentification: une théorie de l'émancipation éducative

v.31 n.63 set./dez. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Didier Moreau

Resumo:

Este artigo examina a função da diferença na educação, procurando escapar ao  dilema  clássico  que  opõe  o  universalismo  e  o  particularismo.  Apoia-se na gênese de uma teoria da emancipação educativa, como processo de desidentificação. A partir do destaque dado por Heidegger para a diferença ontológica, o texto interpreta um conto dos irmãos Grimm como a chave da diferença educativa constitutiva  da  igualdade  e  mostra  sua  construção  conceitual  através  de  Jacques  Rancière. Por fim, o espaço pedagógico que permite a desidentificação é analisado como  um topos no qual implanta-se, segundo Édouard Glissant, uma “criolização” educativa, uma interprenetrabilidade à diferença, verdadeira prática de si e do mundo.

Abstract:

This paper considers the status of the difference in education and refutes the  dilemma between universalism and particularism. The basis of a theory of educational emancipation are grounded on the process of disidentification. The research looks at the ontological difference in the Heidegger’s writings, and suggests an interpretation of a Grimm’s fairy tale as an educative enigma. The question  of  equality  is  the  focus  of  the  problem  of  difference,  and  the  works  of  Jacques Rancière are chosen as the way to think about it in education as well in politics.  The pedagogic area  is  analysed  as  an  open  topos where  the  process  of “créolisation”, according to the Edouard Glissant’s concept, make the difference as a liberating experience which consists in a practice of the self.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-09

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36999

Palavras-Chave: Diferença; Emancipação; Educação.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.