Moral Asepsis in Education

v.35 n.73 jan./abr. 2021 • Educação e Filosofia

Autor: Vania Lisa Fischer Cossetin

Resumo:

O presente artigo problematiza, à luz de uma perspectiva hermenêutica, o suposto da dissociabilidade entre ética e moral e suas consequências para a educação. Parte da hipótese de que as teorizações e os desdobramentos educacionais e pedagógicos têm preterido as discussões sobre a moral e as suas demandas normativas, prescritivas e até pragmáticas, em nome da adoção, tanto em nível teórico quanto prático, de uma postura de permanente suspensão, relativização e crítica. Em contextos educativos, tal perspectiva estaria conduzindo ao abandono e à recusa de valores razoáveis e minimamente estáveis, indispensáveis à justificação da própria razão de educar. Diante disso, estes escritos orientam-se segundo três propósitos fundamentais: compreender as causas da controversa, apesar de necessária, dissociação entre ética e moral; problematizar a relação entre o devir humano, a sua educabilidade e a questão moral; e demonstrar a copertença entre ética, moral e educação.

Abstract:

The purpose of this article is to question the alleged dissociation between ethics and morals and its consequences for the education, from a hermeneutic perspective. Starting from the hypothesis that theorizations and educational and pedagogical ramifications have been disregarding the discussions on morals and their normative, prescriptive and even pragmatic demands, for the adoption of a posture of permanent suspension, relativization and criticism, at theoretical and practical levels. Such a perspective, in educational contexts, would lead to the abandonment and refusal of reasonable and minimally stable values, which are essential to the justification of the very reason for educating. Consequently, these writings have three key purposes: to understand the causes of the controversial, although necessary, dissociation between ethics and morals; to question the relationship between human becoming, its educational capacity and the moral subject; and to demonstrate the correspondence between ethics, morals and education.

ISSN: Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-54953

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54953

Palavras-Chave: Ética; Moral; Educação; Condição Humana.

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