Obituário: Jakob Hans Josef Schneider

v.35 n.74 maio/ago. 2021 • Educação e Filosofia

Autor: Stéfano Paschoal; Lucas Nogueira Borges

Resumo:

Jakob Hans Josef Schneider (05/11/1953 † 31/12/2020) nasceu em Bonn, capital da Alemanha ocidental, quando o país era ainda dividido em dois, como consequência da II Guerra Mundial. Pouco sabemos da profissão de seus pais.

Jakob, como o tratavam os alunos, colegas e alguns amigos, ou Josef, para familiares e outros amigos, começou cedo a dedicar-se aos estudos de Filosofia. Seguiu os estudos e tornou-se mestre e doutor em Filosofia, em 1982 e 1985, respectivamente. Em seu doutorado dedicou-se à investigação sobre Tomas Hobbes e à Escolástica Tardia (Thomas Hobbes und die Spätscholastik). Após a defesa de seu doutorado, passou a dedicar-se ao tema de sua Habilitation (livre-docência) – concluída em 1996 na Universidade Eberhard Karls, Tübingen, sob o título “Metafísica em Tomás de Aquino” (Metaphysik bei Thomas von Aquin) – atuando como pesquisador em diversas universidades na Europa. 

Atuou como professor visitante na Charles University de Praga e na Universidade de Mainz, na França. Lecionou na Universidade de Tübingen, onde orientou pesquisas de mestrado e doutorado, período em que publicou diversos artigos que contribuíram para os estudos medievais. Publicou no Histörisches Wörterbuch der Philosophie e Histörisches Wörterbuch der Rhetorik verbetes sobre o trivium, língua, scientia sermocinalis/realis.

ISSN: Eletrônico: 1982-596X

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64240

Palavras-Chave: Jakob Hans Josef Schneider; Filosofia medieval; Escolástica tardia.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.