O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação

v.35 n.75 set./dez. 2021 • Educação e Filosofia

Autor: Valdomiro Teixeira Junior

Resumo:

Trata-se de uma discussão teórica a respeito de bases filosóficas da educação, as filosofias realista e idealista, que vêm se desenvolvendo no decorrer da história e apresentam alguns pontos em comum, dentre os quais destaco dois: o essencialismo e o referencialismo. A primeira relacionada ao conhecimento e a segunda à linguagem. Apresento e discuto esses pontos, a partir das compreensões sobre conhecimento e linguagem dessas filosofias. E, então, apresento a filosofia da linguagem que se desenvolve, principalmente, no fim do século XIX, como uma contraposição a essas concepções. Desse modo, discorro sobre o realismo e o idealismo, e suas consequentes compreensões sobre como é adquirido o conhecimento, e o lugar da linguagem em cada um destes fundamentos, e como esta passa a ser entendida com a virada linguística.

Abstract:

It is a theoretical discussion about the philosophical bases of education, the realistic and idealistic philosophies, which have been developed throughout history and have some points in common, among which we highlight two: essentialism and referentialism. The first related to knowledge and the second to language. We seek to present and discuss these points, presenting the understandings about knowledge and language of these philosophies. And then, we present the philosophy of language that developed, mainly, at the end of the 19th century, as a counterpoint to these conceptions. In this way, we discuss realism and idealism, and their consequent understandings about how knowledge is acquired, and the place of language in each of these fundamentals, and how it comes to be understood with the linguistic turn. 

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-55174

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55174

Palavras-Chave: Essência; Referência; Bases Filosóficas; Educação; Linguagem.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.