Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento

v.35 n.75 set./dez. 2021 • Educação e Filosofia

Autor: Diandra Dal Sent Machado

Resumo:

Considerando a tese honnethiana de que, hodiernamente, há um desenlace entre Educação e Política, e afirmando um forte nexo entre essas áreas no pensamento de Jean-Jacques Rousseau, neste trabalho, apresentamos alguns aspectos de como, para este, é possível que o ser humano, como membro da espécie, venha a ser cidadão. Em seguida, contando com a crítica de Nussbaum sobre como muitas propostas educacionais não explicitam uma psicologia do desenvolvimento, aventamos uma vinculação entre Educação, Política e ideias psicológicas em Rousseau. Adiante, trazemos elementos da pesquisa psicogenética de Jean Piaget, propondo que esse tipo de pesquisa permite um fortalecimento do nexo entre as áreas da Educação, Política e, agora, Psicologia do Desenvolvimento, contribuindo para a discussão ainda atual acerca do vir a ser cidadão.

Abstract:

Considering the Honnethian thesis that there is today a disconnexion between Education and Politics, and asserting a strong link between these fields in the thought of Jean-Jacques Rousseau, in this work we present some aspects of how, for him, it is possible for a human, as a member of the species, to become a citizen. Then, relying on Nussbaum's critique of the fact that many educational proposals do not make developmental psychology explicit, we suggest a link between Education, Politics and psychological ideas in Rousseau. Ahead, we bring elements of Jean Piaget's psychogenetic research, proposing that this type of research allows a strengthening of the nexus between the fields of Education, Politics and, now, Developmental Psychology, contributing to the still current discussion about becoming a citizen.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-59480

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59480

Palavras-Chave: Cidadão; Desenvolvimento; Formação; Rousseau; Piaget.

Educação e Filosofia

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