Solidariedade intelectual Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação

v.36 n.77 maio./ago. 2022 • Educação e Filosofia

Autor: Aldenora Conceição de Macedo e Catia Piccolo Viero Devechi

Resumo:

O artigo tem como objetivo apresentar um diálogo entre as abordagens da interseccionalidade e da hermenêutica reconstrutiva no contexto das pesquisas em educação. A universalização discursiva e a abertura ao “outro”, inerentes à hermenêutica reconstrutiva, aproximam-se do propósito de desmarginalizar o “outro”, próprio da interseccionalidade, partindo das margens para o centro. A hermenêutica reconstrutiva, articulada à interseccionalidade, pressupõe considerar que as relações são constituídas mutuamente a partir de acertos comunicativos. Trata-se de abordagens que reconfiguram o olhar individualista, característico dos métodos científicos tradicionais, oferecendo à pesquisa em educação possibilidades investigativas mais dialogadas, argumentadas e horizontalizadas. A compreensão é de que a abertura crítica diante do “outro”, de ambas as abordagens, pode viabilizar a construção e reconstrução continuada dos saberes da área diante das demandas da pluralidade e de seu mundo da vida.

Abstract:

The article aims to present a dialogue between the approaches of intersectionality and reconstructive hermeneutics in the context of research in education. The discursive universalization and openness to the “other”, inherent to reconstructive hermeneutics, approach the purpose of demarginalizing the “other”, characteristic of intersectionality, starting from the margins towards the center. Reconstructive hermeneutics, articulated with intersectionality, presupposes considering that relationships are mutually constituted from communicative successes. These are approaches that reconfigure the individualistic view, characteristic of traditional scientific methods, offering research in education possibilities that are more dialogued, argued and horizontalized. The understanding is that the critical opening towards the “other”, of both approaches, can enable the continued construction and reconstruction of knowledge in the area in light of the demands of plurality and its world of life.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-64209

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64209

Palavras-Chave: Interseccionalidade; Hermenêutica reconstrutiva; Pesquisa em educação.

Educação e Filosofia

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