A solidão em tempos sombrios proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos
v.36 n.77 maio/ago. 2022 • Educação e Filosofia
Autor: Cleriston Petry e Filipi Vieira Amorim
Resumo:
Trata-se de um estudo que apresenta uma interpretação sobre o livro de Carson McCullers, intitulado O coração é um caçador solitário, com base no argumento de que a referida obra traz consigo elementos literários e filosóficos. Com isto em mente, objetivou-se compreender a solidão para além de um dilema que a encerra em si mesma, mas, sobretudo, compreendê-la inserida no contexto dos tempos sombrios, fenômeno epocal em que se manifesta o ódio e a intolerância (a exemplo de manifestações machistas, racistas, xenófobas e homofóbicas) incentivados por uma espécie de obscurantismo anti-intelectual. O problema investigado se referiu às condições de possibilidade de enfrentar-se educacionalmente a solidão, fenômeno que afeta cada vez mais indivíduos. Em linhas gerais, percorre-se o campo dos conceitos filosóficos amparados pela materialidade da narrativa literária para a apresentação de proposições pedagógico-educacionais.
Abstract:
This is a study that presents an interpretation of Carson McCullers' book, The Heart is a Lonely Hunter, based on the argument that the aforesaid work carries both literary and philosophical elements. That said, the objective was to understand the loneliness beyond a dilemma which encloses in itself, yet, especially, to comprehend it when inserted in dark times context, epochal phenomenon that manifests hatred and intolerance (sexism, racism, homophobic manifestations, for instance), encouraged by some sort of anti-intellectual obscurantism. The problem investigated in this article referred to the conditions of possibility of facing loneliness educationally, a phenomenon that has increasingly affected individuals. In general terms, the philosophical concepts field supported by the materiality of literary narrative for the presentation of pedagogical-educational propositions.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-56176
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56176
Palavras-Chave: Educação; Solidão; Hannah Arendt.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.