Grito. Gaguejo. Silêncio.(modos de re-existir na docência)

v.36 n.78 set./dez. 2022 • Educação e Filosofia

Autor: André Bocchetti; Teresa Nico Rego Gonçalves

Resumo:

O texto é um exercício de pensamento, a partir de textos filosóficos e de experiências vivenciadas por seu autor e sua autora, sobre a voz docente e os lugares por ela ocupados, com base em três de suas expressões que, aqui, funcionam como figuras analíticas: o grito, o gaguejo e o silêncio. Elas são tomadas a partir de sua força acontecimental e não individualizante, apontando para as forças do fora deleuziano em seu encontro com a ação docente e em suas possibilidades de criação. Com tais motes vislumbram-se, ao longo do texto, gestos que narram e se propõem a ampliar reflexões sobre uma experiência de docência que, ao resistir à captura, aponta para a re-existência dos próprios professores, e para outros modos de gritar, gaguejar e silenciar.

Abstract:

This text is an analytical exercise about the teaching voice and the places it occupies, based on philosophical texts and experiences lived by its authors. Three of this voice expressions function here as analytical figures: the shout, the stutter and the silence. They are taken from their event-based and non-individualizing force, pointing to the powers of the Deleuzian outside in their encounter with the teaching action and in their possibilities of creation. Gestures that narrate and propose to expand reflections on a teaching experience can be glimpsed throughout the text. They are based on a way of teaching experience that, by resisting capture, points to the re-existence of the teachers themselves, and to other ways of shouting, stuttering and silencing.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65508

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65508

Palavras-Chave: Grito, Gaguejo, Silêncio, Voz docente

Educação e Filosofia

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