Notas sobre o cuidado de si em A hermenêutica do sujeito, de Michel Foucault

v.36 n.78 set./dez. 2022 • Educação e Filosofia

Autor: Tereza C. Calomeni; Haroldo Resende

Resumo:

O artigo apresenta alguns argumentos centrais do curso “A hermenêutica do sujeito”, ministrado por Michel Foucault em 1982, no Collège de France. Tributário de pesquisas anteriores sobre diferentes formas de relação entre sujeito/subjetividade e verdade, o curso é uma espécie de “história do cuidado de si”, estruturada em três períodos: filosofia socrático-platônica, momento de surgimento da noção filosófica; filosofia helenístico-romana dos séculos I e II d.C, a “idade de ouro” do cuidado; e os séculos IV e V, período de transição para o ascetismo cristão. O objetivo principal do texto é destacar o cuidado de si como “ponto de partida” para uma reflexão sobre diferentes concepções de filosofia, verdade, sujeito e, em última instância, educação.

Abstract:

This article presents key arguments from the course “The Hermeneutics of the Subject”, taught by Michel Foucault in 1982 at the Collège de France. Building upon previous research on different forms of the relationship between subject/subjectivity and truth, the course offers a type of “history of self-care” structured into three periods: the Socratic-Platonic philosophy, which marks the emergence of the philosophical notion; the Hellenistic-Roman philosophy of the 1st and 2nd centuries AD, considered the “golden age” of self-care; and the 4th and 5th centuries, a transitional period towards Christian asceticism. The main objective of this text is to highlight self-care as a “starting point” for reflecting upon different conceptions of philosophy, truth, subject, and ultimately, education.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-67947

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67947

Palavras-Chave: Filosofia, Cuidado de si, Verdade, Sujeito

Educação e Filosofia

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