O poder corporativo no debate educacional e constitucional no Chile

v.37 n.79 jan./abr. 2023 • Educação e Filosofia

Autor: Juan González López; Diego Parra Moreno

Resumo:

As elites econômicas intervieram historicamente no sistema educacional chileno e, nos últimos tempos, consolidaram sua posição no quadro da extrema privatização promovida pela reforma neoliberal. O poder corporativo na educação aparece hoje como um poder paraestatal que afeta a organização e os rumos que os sistemas educacionais tomam, no atual contexto de globalização capitalista. No Chile, o princípio constitucional da liberdade de ensino permitiu a organização de um mercado educacional, que finalmente reproduz o poder da elite sobre o próprio sistema. No contexto de apresentação de propostas para uma nova constituição, o poder corporativo se mostra próprio. Quais são os principais elementos que defende nesta conjuntura? Como é possível estabelecer limites?

Abstract:

Economic elites have historically intervened in the Chilean education system, and in recent times they have consolidated their position in the framework of extreme privatization promoted by the neoliberal reform. Corporate power in education appears today as a parastatal power that affects the organization and meaning taken by educational systems, in the current context of capitalist globalization. In Chile, the constitutional principle of freedom of education has made it possible to organize an educational market, which ultimately reproduces the power of the elite over the system itself. In the context of presenting proposals for a new constitution, corporate power shows its own. What are the main elements you defend at this juncture? How is it possible to set limits on them?

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-66105

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66105

Palavras-Chave: Educação Pública, Debate Constitucional, Poder Corporativo, Reforma Educacional Neoliberal

Educação e Filosofia

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