A digressão sobre o conhecimento na Carta Sétima platônica

v.37 n.79 jan./abr. 2023 • Educação e Filosofia

Autor: Henrique Guimarães

Resumo:

Na digressão da Carta Sétima (341c-d – 344d-e) Platão faz uma descrição do caminho filosófico e do limite dos discursos, sejam escritos ou falados, para se alcançar e comunicar o conhecimento dos seres e da virtude. A digressão critica a produção, por parte de Dionísio, jovem tirano de Siracusa, de um tratado sobre a filosofia platônica, visando suas ‘doutrinas’, como se já soubesse tudo sobre os princípios supremos da realidade. Nesse artigo pretendo ler a digressão acerca do conhecimento filosófico e sua transmissão, não como um desvio do curso da Carta, mas como parte central para entender  sua mensagem  a filosofia platônica em geral– evidenciando através do texto suas múltiplas e importantes ligações com os diálogos.

Abstract:

In the digression of the Seventh Letter (341c-d–344d-e) Plato describes the philosophical path and the limits of discourses, whether written or spoken, to reach and communicate the knowledge of beings and virtue. The digression criticizes the production, by Dionysius, a young tyrant of Syracuse, of a treatise on Platonic philosophy, aiming at its 'doctrines', as if he already knew everything about the supreme principles of reality. In this article I intend to read the digression about philosophical knowledge and its transmission, not as a deviation from the course of the letter, but as a central part to understand the message of the letter and of Platonic philosophy in general – evidencing through the text its multiple and important connections with the dialogues.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-66893

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66893

Palavras-Chave: Escrita, Metafísica, Platão, Carta Sétima, Digressão

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.