Governamentalidade e memória: quando a reflexão se torna flexão

v.37 n.79 jan./abr. 2023 • Educação e Filosofia

Autor: Elias Dourado

Resumo:

Analisaremos o conceito foucaultiano de governamentalidade e os seus impactos sobre a memória. Veremos como aquilo que Foucault chama de governo contém em si uma forma específica de conduzir os sujeitos ao exame das próprias consciências, direcionando-as para um objetivo pré-estabelecido. Trataremos de explicitar a articulação entre memória e reflexão a fim de verificarmos como o sujeito que examina a sua própria consciência é um sujeito que reflete, essa reflexão, no entanto, quando influenciada pelo governo, se torna aquilo que chamaremos de flexão. Em seguida, veremos como a flexão é um modo particular de memória da sociedade competitiva, uma memória que contém em seu íntimo a competitividade. Por fim, indicaremos os impactos da flexão na memória e, por conseguinte, na educação.

Abstract:

We will analyze the foucauldian concept of governmentality and its impacts on memory. We will see how what Foucault calls government contains in itself a specific way of leading subjects to examine their own consciences, directing them to a pre-established objective. We will try to explain the articulation between memory and reflection in order to verify how the subject who examines his own conscience is a subject who reflects, this reflection, however, when influenced by the government, becomes what we will call flexion. Next, we will see how flexion is a particular mode of memory of the competitive society, a memory that contains competitiveness in its heart. Finally, we will indicate the impacts of flexion on memory and, therefore, on education.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65631

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65631

Palavras-Chave: Governamentalidade, Memória, Reflexão, Flexão, Consciência

Educação e Filosofia

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