Vocação ou ofício? A constituição da identidade docente na formação de professores de Ciências e a contribuição do PIBID

v.37 n.80 maio./ago. 2023 • Educação e Filosofia

Autor: Jeane Cristina Gomes Rotta; Delano Moody Simões da Silva; Ana Júlia Pedreira

Resumo:

O objetivo desse artigo foi analisar e refletir se a produção científica em periódicos nacionais tem abordado a constituição da identidade docente como vocação ou profissão nas formações docente, além de inferir se o PIBID tem contribuído perante essa questão na formação de professores de Ciências. A pesquisa foi qualitativa do tipo “Estado da Arte” e os artigos analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que há uma lacuna de pesquisas que visam identificar como os professores da área de Ciências da Natureza têm se identificado com a docência e quais fatores os têm motivado a ingressarem e permaneceram nos cursos, bem como, quais ações têm sido orquestradas visando estimular a atratividade pela carreira docente. Quanto as contribuições do PIBID os artigos analisados focaram nos saberes relacionados às práticas pedagógicas, sendo que as discussões relacionadas à profissão professor não tem sido abordadas. Nesse sentido, não foi possível fazer um paralelo entre esses resultados no sentido de reconhecer se os licenciandos dos cursos de Ciências percebem a docência como vocação ou ofício. Ou seja, não há uma discussão inerente sobre essa interlocução o que poderia ser foco de futuras pesquisas que clarificassem essa percepção.

Palavras-chave: Formação De Professores De Ciências; Identidade Docente; PIBID

Abstract:

Vocation or trade? The constitution of the teaching identity of science teachers: the contribution of PIBID

The objective of this article was to analyze and reflect on whether scientific production in national journals has addressed the constitution of teaching identity as a vocation or profession in teacher formation, in addition to inferring whether PIBID has contributed to this issue in the training of Science teachers. The research was qualitative of the “State of the Art” type and the articles were analyzed based on Content Analysis. The results indicated that there is a lack of research aimed at identifying how science teachers have identified themselves with teaching and what factors have motivated them to enter and remain in the courses, as well as what actions have been orchestrated to stimulate their attractiveness for the teaching career. The publications of PIBID are more focused on knowledge related to pedagogical practices, and discussions related to the teaching profession have not been addressed. In this sense, it was not possible to make a parallel between these results in the sense of recognizing whether undergraduate students of Science courses perceive teaching as a vocation or craft. That is, there is no inherent discussion about this interlocution, which could be the focus of future research that would clarify this perception.

Keywords: Science Teacher Education; Teacher Identity; PIBID

ISSN: e-ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66153

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66153

Palavras-Chave: Formação De Professores De Ciências; Identidade Docente; PIBID

Educação e Filosofia

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