Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores

v.37 n.80 maio./ago. 2023 • Educação e Filosofia

Autor: Horacio Héctor Mercau; Marcus Vinicius Cunha

Resumo:

Este artigo busca obter contribuições de Jacques Lacan para a educação, não em aspectos técnicos e metodológicos, mas no que se refere à constituição da subjetividade dos professores. A primeira seção analisa as reflexões lacanianas sobre a linguagem, assumindo seu vínculo com a Sofística, de um lado, seu distanciamento ante as teorizações de Aristóteles, de outro, e adotando Montaigne como intermediário para dialogar com Lacan. A segunda seção assume Freud como ponto de partida para entender o conceito lacaniano de angústia, visando revelar seu potencial criativo mediante a noção de sublimação. O artigo propõe a performance como linguagem artística capaz de atuar sobre a subjetividade dos professores, o que só pode ser realizado com a adoção de uma pedagogia disposta a romper com os parâmetros vigentes na atualidade, cuja inclinação mercantilista faz da educação uma ferramenta voltada à inserção dos estudantes no mercado e vê os educadores como peças de uma engrenagem sem poder de decisão sobre si mesmos.

Palavras-chaves: Lacan; Psicanálise; Sofística; Trabalho Docente

Abstract:

Performance as logos-pharmakon: Lacan for teachers

This article seeks to draw contributions from Jacques Lacan to education, not in technical and methodological aspects, but in terms of the constitution of teachers’ subjectivity. The first section analyzes Lacan’s reflections on language, assuming firstly its link with Sophistry, secondly its distance from Aristotle’s theories and finally adopting Montaigne as an intermediary to dialogue with Lacan. The second section takes Freud as a starting point to understand the Lacanian concept of anguish, aiming to reveal its creative potential through the notion of sublimation. The article proposes performance as an artistic language capable of acting on the subjectivity of teachers, something that can only be achieved with the adoption of a pedagogy that breaks up with the parameters in force today, which tend towards mercantilism in making education a tool aimed at the insertion of students in the market and in seeing educators as cogs in a gear with no decision-making power over themselves.

Keywords: Lacan; Psychoanalysis; Sophistry; Teaching Work

ISSN: e-ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66251

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66251

Palavras-Chave: Lacan; Psicanálise; Sofística; Trabalho Docente

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.