A subjetividade ideal na BNCC: reflexões sobre a formação na Educação Básica

v.37 n.80 maio./ago. 2023 • Educação e Filosofia

Autor: Jeice Campregher, Rita de Cássia Marchi, Cássia Ferri

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a subjetividade/identidade desejada e propagada no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento voltado à formação dos estudantes da educação básica em território brasileiro é tomado, na presente discussão, em sua natureza duplamente política. Para tal, parte-se de uma perspectiva epistemológica pluralista, utilizando-se de conceitos-ferramenta de base foucaultiana e de autores da Sociologia, a saber, Norbert Elias, Zigmunt Bauman, Claude Dubar e Stuart Hall. A partir da discussão de subjetividade, identidade e outros conceitos relevantes às reflexões e problematizações, lança-se um olhar para as 10 competências gerais expressas no documento supracitado. Os excertos selecionados para análise demonstram evocar, validar e propagar subjetividades/identidades ao encontro do que os sociólogos analisam como abertas, móveis, flexíveis, próprias da modernidade tardia ou líquida; além de responsabilizar o sujeito por suas escolhas.

Palavras-chave: Identidade; Subjetividade; BNCC

Abstract:

The ideal subjectivity in the BNCC: reflections on training in Basic Education

This article aims to reflect on the subjectivity/identity desired and propagated in the document of the National Common Curricular Base (BNCC). The document aimed at the training of basic education students in Brazilian territory in the present discussion, in its doubly political nature. Therefore, we start from a pluralist epistemological perspective, using Foucaultian-based tool concepts and sociology authors, namely Norbert Elias, Zygmunt Bauman, Claude Dubar, and Stuart Hall. From the discussion of subjectivity, identity, and other concepts relevant to the reflections and problematizations, it launched a look at the 10 general competencies expressed in the aforementioned document. The excerpts selected for analysis show to evoke, validate and propagate subjectivities/identities in line with what sociologists analyze as open, mobile, flexible, typical of late or liquid modernity; in addition to making the subject responsible for their choices.

Key-words: Identity; Subjectivity; BNCC

ISSN: e-ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66905

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66905

Palavras-Chave: Identidade; Subjetividade; BNCC

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.