Reflexões sobre aprendizagem significativa, mapas conceituais e ensino de filosofia

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Saulo Moraes de Assis

Resumo:

Este artigo procura mostrar como a Teoria dos Mapas Conceituais surge e se apresenta como uma interessante alternativa para o Ensino de Filosofia. O texto faz uma explanação sobre: (i) a Teoria da Aprendizagem Significativa que dá corpo e fundamento aos Mapas Conceituais; (ii) a Teoria dos Mapas Conceituais e os principais elementos que a compõem; (iii) como a Filosofia se encontra com alguns dos pressupostos desenvolvidos pela Teoria dos Mapas Conceituais, apesar das suas particularidades, mostrando um exemplo de mapa conceitual com conceitos filosóficos. Argumenta-se que tal recurso possui uma fundamentação teórica que o aproxima da própria natureza do fazer filosófico, a despeito da pouco explorada relação entre mapeamento conceitual e ensino de Filosofia.

Abstract:

This article seeks to show how the Theory of Conceptual Maps emerges and presents itself as an interesting alternative for Teaching Philosophy. The text makes an explanation about: (i) the Theory of Meaningful Learning that gives body and foundation to the Conceptual Maps; (ii) the Theory of Conceptual Maps and the main elements that compose it; (iii) how Philosophy meets some of the assumptions developed by the Theory of Conceptual Maps, despite its particularities, showing an example of a conceptual map with philosophical concepts. It is argued that this resource has a theoretical foundation that brings it closer to the very nature of philosophical doing, despite the little-explored relationship between conceptual mapping and philosophy teaching.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67717

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67717

Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino de Filosofia

Educação e Filosofia

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