O movimento pela volta da Filosofia ao ensino médio no contexto pós-1964: o primeiro Encontro Nacional de Departamentos de Filosofia e o Documento de Brasília

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Renê José Trentin Silveira

Resumo:

A reforma na educação básica promovida Lei 5.692/1971, no contexto do regime militar pós-1964, teve como uma de suas consequências a exclusão da Filosofia do ensino médio. Em resposta, educadores, estudantes e entidades ligadas a essa área de conhecimento iniciaram um amplo movimento pela volta da disciplina às escolas. No centro desse movimento estavam os Departamentos de Filosofia de algumas das principais universidades do país, os quais promoveram encontros nacionais para debater e planejar ações voltadas a esse objetivo. O presente artigo pretende discutir brevemente as considerações do I Encontro Nacional de Departamentos de Filosofia, realizado em 1981, no Rio de Janeiro, do qual resultaram o Documento do Rio de Janeiro e, mais tarde, o Documento de Brasília, ambos com grande repercussão na imprensa. O texto é parte da dissertação de mestrado do autor, defendida em 1991, aqui atualizado e adaptado para fins de publicação. Espera-se que a retomada daquelas discussões auxilie professores e estudantes de filosofia a enfrentar os desafios com que se deparam contemporaneamente.

Abstract:

The reform in basic education promoted by Law 5.692/1971, in the context of the post-1964 military regime, had as one of its consequences the exclusion of Philosophy from secondary education. In response, educators, students and entities connected to this area of knowledge started a broad movement for the return of the subject to the schools. At the centre of this movement were the Philosophy Departments of some of the main universities, which promoted national meetings to discuss and plan actions aimed at this goal. The present article intends to briefly discuss the considerations of the 1st National Meeting of Philosophy Departments, held in 1981 in Rio de Janeiro, which resulted in the Rio de Janeiro Document and, later, the Brasilia Document, both of which had great echoes in the press. The text is part of the author's Master's dissertation, defended in 1991, here updated and adapted for publication purposes. It is hoped that the resumption of those discussions will help teachers and students of philosophy to deal with the challenges they face contemporarily.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68056

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68056

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia, Documento do Rio de Janeiro, Documento de Brasília, Filosofia no ensino médio

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.