Spinoza e os caminhos dos afetos na docência como corpos múltiplos no cotidiano escolar

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Ana Cláudia Santiago Zouain, Janete Magalhães Carvalho, José Américo Cararo

Resumo:

Este artigo busca dizer da multiplicidade que povoa a escola: de corpos, de acontecimentos, de vida. Busca com base na leitura Deleuze-Guattariana de instrumentos conceituais de Spinoza, na afirmação da multiplicidade que habita a docência, dar-lhes novos sentidos, nas redes de conversações nas veredas de afetos que atravessam o cotidiano escolar. Utiliza, como metodologia, redes de conversações, modos de dizer das experiências vividas, estabelecidas com professoras em encontros quinzenais realizados em escolas públicas situadas em bairros periféricos. A noção spinozana de afeto nos remete à noção de encontro. Assim, conclui que as conversações apontam para a necessária composição de um corpo múltiplo escolar, onde a criação se faça pela abertura à liberdade; pela superação do dogmatismo, normatização e hierarquização; pelos tempos livres para que os encontros sejam possíveis; enfim, pelo encontro nos entremeios de uma educação que una o inteligível ao sensível e o conhecimento se teça pelos afetos e afecções experimentados.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-73217

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/73217

Palavras-Chave: Spinoza; Afetos; Docência; Corpos Múltiplos; Cotidiano Escolar.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.