Reflexões sobre a escola a partir da educação moral de Durkheim
V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia
Autor: Ronaldo Manzi, Rafael Gargano
Resumo:
Propomos neste artigo uma reflexão sobre a relação entre a educação e a sociedade partindo de Émile Durkheim. Analisamos as prescrições que o sociólogo francês nos fornece sobre a educação moral e sua importância no combate à anomia social. Da mesma forma, ressaltamos como sua reflexão sobre a educação nos permite pensar um circuito de afetos inerente aos processos de socialização. Todos esses elementos nos direcionam à questão central do artigo, qual seja, se teria sentido retomarmos a educação moral tal como nos propõe Durkheim. A fim de respondermos essa questão, analisaremos a maneira como os processos de socialização se efetivam na contemporaneidade e como a educação se insere nesse processo. Essa reflexão nos leva a pensar se devemos ou não nos adequarmos aos valores sociais vigentes, ou se devemos pensar a escola como lugar de resistência. Essa seria a força do pensamento de Durkheim para a educação contemporânea: levar-nos a refletir a finalidade educativa.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-71970
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71970
Palavras-Chave: Socialização; Moralidade; Educação; Finalidade Educativa.
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Educação e Filosofia
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