Novo ensino médio e o ?cidadão? como consumidor

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Erick Costa

Resumo:

O presente artigo pretende salientar os traços pragmáticos presentes na reforma do ensino médio e sua tentativa de desenvolver uma formação que contemple mais os interesses e projetos de vida dos alunos. Defendemos que a reforma visa atender demandas típicas do cidadão como consumidor tal como caracterizado pelo sociólogo Wolfgang Streeck. O Novo Ensino Médio pode ser visto como uma tentativa de tornar a educação mais atrativa em meio a uma sociedade pautada pela lógica de consumo. Discorremos sobre os riscos de se pensar a educação sob a ótica do utilitarismo e do investimento pessoal, sobre o caráter pragmático e a-histórico de uma educação orientada pelo desenvolvimento de competências, bem como sobre a necessidade de formar pessoas responsáveis e comprometidas com o mundo.

Abstract:

The present article intends to emphasize the pragmatic traits present in the High school reform and its attempt to develop a kind of training that includes more of the students interests and life projects. We defend that this reform aims to meet typical demands of the citizen as a consumer, as characterized by the sociologist Wolfgang Streeck. The new High school may be seen as an attempt to make education more attractive in a society guided by the logic of consumption. We discuss the risks of thinking education from the perspective of pragmatism and personal investment, about the pragmatic and non-historical character of an education guided by the competence development, as well as about the necessity of forming responsible people and committed with the world.

Keywords: Education; Reform; Citizenship; Consumption.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72072

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/72072

Palavras-Chave: Educação; Reforma; Cidadania; Consumidor.

Educação e Filosofia

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