Foucault e a Crítica ao Humanismo: ressonâncias para a Filosofia e a Educação

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Pablo Benevides

Resumo:

Este trabalho consiste em uma análise da crítica de Michel Foucault ao Humanismo, do ponto de vista da Arqueologia e da Genealogia, e em um diagnóstico acerca do modo como o pensamento humanista vem se constituindo como a atmosfera geral do campo da Educação. Em relação à Arqueologia, centraremos atenção na oposição entre as ciências humanas e o Homem, compreendido como fundamento e obstáculo posto pela episteme moderna. No que diz respeito à Genealogia, trataremos da reconfiguração do problema do humanismo a partir do modo como cisão entre o indivíduo jurídico e o indivíduo disciplinar introduz uma série de temáticas labirínticas em torno do poder, da liberdade e da repressão. A partir disso, consideraremos que o humanismo, em seu funcionamento discursivo e prático no campo da Educação, consiste na perpétua oscilação entre o discurso-da-denúncia e o discurso-da-ordem – o que toma corpo mediante quatro pontos de tensão para a educação que chamamos, em analogia à noção de ilusão antropológica trazida por Foucault, de ilusão pedagógica: a oscilação entre a teoria e a prática dos saberes, entre a especificidade e a generalidade das lutas, entre o idealismo e o fatalismo das soluções e entre o controle e a liberdade dos estudantes.

Abstract:

This work consists of an analysis of Michel Foucault's criticism of Humanism, from the point of view of Archeology and Genealogy, and a diagnosis of the way in which humanist thought has been constituting the general atmosphere in the field of Education. In relation to Archaeology, we will focus attention on the opposition between the human sciences and Man, understood as a foundation and obstacle posed by the modern episteme. With regard to Genealogy, we will deal with the reconfiguration of the problem of humanism based on the way in which the split between the legal individual and the disciplinary individual introduces a series of labyrinthine themes around power, freedom and repression. From this, we will consider that humanism, in its discursive and practical functioning in the field of Education, consists of the perpetual oscillation between the discourse-of-denunciation and the discourse-of-order – which takes shape through four points of tension for education that we call, in analogy to the notion of anthropological illusion brought by Foucault, pedagogical illusion: the oscillation between the theory and practice of knowledge, between the specificity and the generality of struggles, between idealism and fatalism of solutions and between control and freedom of students.

Keywords: Foucault; Humanism; Human Sciences; Genealogy; Education.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-73449

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/73449

Palavras-Chave: Foucault; Humanismo; Ciências Humanas; Genealogia; Educação.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.