Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.35 n.73 jan./abr. 2021

Editorial v. 35 n.73 jan./abr. 2021

Anselmo Tadeu Ferreira

De Magistro; De Philosophia; Filosofia da Educação.

Pode o mestre ensinar algo através da fala? Uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino

Elói Maia de Oliveira; Alonso Bezerra Carvalho

Santo Agostinho; Tomás de Aquino; De Magistro; Ensino; Aprendizagem.

Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática

Iuri Kieslarck Spacek; William Casagrande Candiotto; Ademir Damazio

Filosofia da matemática; Concepções de Matemática; Educação Matemática.

Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber

Dannyel Teles de Castro; Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Filosofia indígena; Pedagogias decoloniais; Colonialidade do saber.

Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva; Deise Ramos Rocha

Trabalho Docente; Professor Iniciante; Condições de Trabalho.

Moral e Direito: uma relação peculiar

Denis Coitinho Silveira

Normatividade; Ponto de vista de segunda pessoa; Iinjustiça epistêmica; Desobediência civil; Moralidade privada e pública.

A relação entre imaginação, moralidade, política e literatura: uma análise a partir de Adam Smith e Martha Nussbaum

Wesley Felipe de Oliveira

Imaginação; Ética; Política; Simpatia; Literatura.

Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?

Luiz Roberto Gomes; Andreas Gruschka; Antonio Álvaro Soares Zuin

Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva.

Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições

Débora Vieira de Souza Carneiro

Lakatos; Filosofia da matemática; Provas e Refutações; Problemas matemáticos; PBL.

A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar

Alexsandro da Silva Marques

Ateliê Filosófico; Aprendizagem Filosófica; Autoconhecimento; Formação de Professores.

A educação do homem interior: o cultivo da vontade em Agostinho de Hipona

Daiane Costa; Angelo Cenci

Formação; Vontade; Cultivo; Santo Agostinho; Alma.

Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica ? um diálogo de convergências?

Thiago Weslei de Almeida Sousa; Dario Xavier Pires; Wellington Pereira de Queirós

Progressismo; Teoria Crítica; Relações histórico-sociais; Ciência; Natureza.

Crer, Experimentar, Fabular Ensaio sobre a experiência

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Crença imanente; Experiência; Fabular; Gilles Deleuze e Félix Guattari; Henri Bergson.

Crer, Experimentar, Fabular Ensaio sobre a experiência

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Crença imanente; Experiência; Fabular; Gilles Deleuze e Félix Guattari; Henri Bergson.

Para além de O mestre ignorante O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière

Vinicius Bertoncini Vicenzi

Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia.

Para além de O mestre ignorante O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière

Vinicius Bertoncini Vicenzi

Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia.

Moral Asepsis in Education

Vania Lisa Fischer Cossetin

Ética; Moral; Educação; Condição Humana.

Elaboração de uma proposta de projeto de tese Notas destinadas aos doutorandos de Filosofia da Educação

Maria Teresa Santos

Pesquisar; Doutoramento; Exercício filosófico.

Uma apresentação da categoria weiliana da obra

Daniel Soares

Obra; Categoria; Violência; Eric Weil.

O quinto elemento no De Philosophia de Aristóteles: uma revisão investigativa crítica

Stéfano Paschoal

Quinto elemento; Aristóteles; Cícero.

ENKVIST, Inger. Educação: Guia para perplexos. Campinas-SP: Kirion, 2019. 142 p.

José Normando Gonçalves Meira

Educação; Escola; Sociedade.