Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.35 n.75 set./dez. 2021

A formação política do professor: um olhar sobre a história

Evandro Ghedin e Carlos César Macêdo Maciel

Formação Docente; Formação Política; História; Educação.

Apontamentos retóricos sobre o conceito de oração em Teresa d'Ávila: rumo a uma pedagogia mística

Gustavo Piovezan

Oração; técnica; ensino; retórica; conhecimento.

A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades

Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon e Betina Schuler

Stultitia; Educação; Cuidado de si; Leitura; Escrita.

Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo

André Luiz Gonçalves de Oliveira

Educação; Emancipação; Modernidade; Colonialidade; Capitalismo.

O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação

Valdomiro Teixeira Junior

Essência; Referência; Bases Filosóficas; Educação; Linguagem.

Sobre a continuidade metodológica em Michel Foucault: da fundamentação de uma teoria do enunciado para o cuidado de si

Vinícius Dias de Melo e Artur José Renda Vitorino

Enunciado; Referencial; Formação dos objetos; Cuidado de si; Foucault.

Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento

Diandra Dal Sent Machado

Cidadão; Desenvolvimento; Formação; Rousseau; Piaget.

Totalidade dialética: contribuições para derruir os limites entre a filosofia e a interdisciplinaridade

Marcelo Gomes

Filosofia; animismo; interdisciplinaridade; totalidade; dialética.

Gênese e processo histórico do complexo da arte no cotidiano do ser social na Estética de Lukács

Adele Cristina Braga Araujo e Jackline Rabelo

Origem da arte; Trabalho; Formação estética.

Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno

Juliana Santos Monteiro Vieira, Lucas de Oliveira Carvalho e Dinamara Garcia Feldens

Conhecimento; Cultura; Educação; Friedrich Nietzsche.

Dispositivos da Formação Teórica Queer contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida

Antonio Leonardo Figueiredo Calou e Maria Teresa Nobre

Gênero; Teoria Queer; Michel Foucault; Jacques Derrida.

As possibilidades do cinema no ensino das humanidades

André Luis La Salvia

Ensino; filosofia do cinema; humanidades; cinema.

Outrem como desafio à diferença. Por uma nova ética dos afetos no mundo contemporâneo

Larissa Rezino e Piero Detoni

Outrem; Ética: diferença; Colonial; Decolonial.

O anthropos de Protágoras: do singular ao comum

Bianca Vilhena C. Pereira

Homem-medida; Protágoras; Paideia; Democracia; Teeteto.

Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional

Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira

Álvaro Vieira Pinto; Filosofia da Tecnologia; Ensino Médio Profissional; Filosofia Brasileira.

Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt

Leandro José de Souza Martins e Jefferson Rodrigues-Silva

Hannah Arendt; Educação Superior; Crise na Educação; Cidadania; Direito Educacional.

Agonia do Eros e a Educação HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

Rodrigo Avila Colla

Agonia do Eros; Filosofia da Educação.